terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

URCA-URBANO DE CAMPINAS(SP)


ATÉ QUE ENFIM,MEU AMIGO,AI ESTÁ SEU THAMCO QUE VOCÊ PEDIU A MUITO TEMPO,EU NÃO SEI SE ELE ESTÁ CORRETO POIS NÃO TINHA FOTOS DA PARTE DE TRÁS DO ONIBUS NEM DA LATERAL,ENTÃO FIZ COM BASE EM UM CIFERAL GLS A DA PARTE LATERAL E A TRASEIRA,IMAGINEI QUE ERA IGUAL OS OUTROS ONIBUS DA ÉPOCA EM CAMPINAS,MAS SE TIVER ALGUMA COISA ERRADA,SÓ ME AVISAR,E SÓ PRA LEMBRAR,ESSE DESENHO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NO LINK DO 4SHARED!!

7 comentários:

  1. Jonas, sou Cláudio Mesquita, busólogo de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro. Ao acessar seu link no 4shared, ele é dado como não válido. Ele foi bloqueado?

    ResponderExcluir
  2. não,o link está funcionando perfeitamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo assim, deu "O link para o arquivo que você solicitou não é válido"

      Excluir
  3. Fala Jonas!

    Primeiro lugar gostaria de agradecer pelo desenho! A pintura está muito bonita!

    Segundo: tenho algumas ressalvas sobre ele, mas é sobre o tamanho das janelas, somente.

    1° parte - articulação traseira: O último par de janelas do ônibus está assimétrico, com a janela direita maior que a esquerda. E conhecendo os modelos da Thamco, pelo menos o Scorpion possui certa “simetria” nas janelas. As miniaturas abaixo feitas com o articulado da Borborema comprovam o que estou dizendo.

    http://miniaturadeonibusdepapel.blogspot.com.br/2014/01/thamco-scorpion-scania-articulado-parte.html

    http://miniaturadeonibusdepapel.blogspot.com.br/2014/01/thamco-scorpion-scania-articulado-parte_12.html

    2° parte - articulação dianteira:

    *Janelas do motorista: No desenho, está da largura de um Scorpion cabrito (OF, OH, CO, ou mesmo F113). Mas o modelo real possui janelas de um Scorpion padron (B58, O-371, L113, ou o próprio S113, apesar de dianteiro, é próprio para articulados) que são um pouco mais largas:

    http://cactourbana.flogme.com.br/?id_foto=790885

    http://cactourbana.flogme.com.br/?id_foto=790877

    http://br.vazlon.com/static/pics/2014/01/12/Folder-Historia-Da-Thamco-So-Paulo-Livros-Revistas-20140112011434.jpg

    *Janelas de passageiros: No desenho todas possuem tamanhos iguais. No modelo real, a janela + próxima da articulação é um pouco menor (o comprimento do carro é o mesmo, não mexa nele)

    http://andradebus.flogme.com.br/?id_foto=466638

    Essa aqui também comprova a teoria da janela do motorista larga!
    http://cactourbana.flogme.com.br/?id_foto=790707

    Enfim se puder fazer essas mexidas, o desenho ficará ainda mais legal do que já está. Abraço e continue com o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara me desculpa,mas é que eu estava muito cansado quando fiz tanto esse desenho,quanto o da vera cruz,que nem percebi os detalhes,mas se você quiser alterar o desenho,tem minha total autorização!

      Excluir
  4. Mai mininu!

    Num foi tu que falou que se tivesse algo errado era só eu avisar? Tu mexeu no Neobus, mai no meu Thamco não? °-° Se eu soubesse como, eu mesmo tinha feito.

    A função de um historiador em várias áreas é tentar reconstituir o passado da forma mais fidedigna possível e na busologia isso não é diferente. Quando um desenhista se propõe a desenhar um modelo antigo, ele se propõe a reconstituir o passado.

    Olha, apesar da só haver uma foto do Thamco da Urca, eu tô fazendo essas afirmações com base na configuração dos outros modelos que possuem esse mesmo chassi (CTU E Borborema) por serem a opção mais provável.

    E depois, quanto + próximo da realidade um desenho é, mais valorizado é o local onde foi postado e o artista que o fez! ;)

    ResponderExcluir
  5. mas cara muitas dessas alterações que você falou são tipo; ãhn ?como? entende,a do neobus era só uma correção da janela traseira,e só!,aqui é como eu ter que redesenhar tudo de novo! não é querer desmerecer vc,mas cara achar o thamco que nem você fez já foi difícil demais,eu já até tinha desenhos programados,mas também to tendo outros compromissos e infelizmente não vai dar pra alterar o desenho,sinto muito!

    ResponderExcluir